Quem somos nós

Minha foto
Uma jornalista, uma advogada e muitas idéias... Adoramos feltros, bordados, patchwork e decidimos dividir nossas aventuras por aqui!!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Patch o quê????

Patchwork  é a arte de unir retalhos, na tradução literal significa trabalho com retalhos. É uma técnica bem  antiga, mas que manteve seu encanto ao longo dos anos. Basicamente os materiais necessários são: base de corte, cortador circular, régua própria para técnica, linhas, agulhas, tesoura, ferro de passar, manta acrílica e ....tecidos!!!!  Preciso de máquina de costura? A resposta é sim e não, pois depende do que exatamente você queira realizar.   


A escolha das cores dá a cada trabalho a personalidade daquele que o realiza, ou o efeito desejado para aquela peça. Os tecidos de estampas diferentes, complementares ou contrastantes , são cortados  na forma  e medida desejada. Estes retalhos são então unidos por meio de costura formando uma espécie de mosaico. Desta união de retalhos formamos o que chamamos de “tope” . Unimos então topo, manta acrílica e forro através do Quilt, que pode ser simples , seguindo por exemplo a costura dos retalhos, como o chamado “livre” que forma desenhos fantásticos com a linha. Ambos podem ser feitos à mão ou à maquina, aliás o mercado oferece tipos específicos e cada vez mais modernos para a técnica.
Esta é uma breve explicação sobre uma prática milenar, tentei  me concentrar na atividade em si, ou seja, há muito o que dizer sobre a história e aos tipos de técnicas, o que significa muito assunto para outros posts....

Nenhum comentário:

Postar um comentário